Este é um blogue que surge no âmbito da disciplina de História do Património (Professora Marta M. Gomes), inserida na área de Humanísticas - Turismo, dos Cursos Secundários Profissionalmente Qualificantes. Durante o decorrer deste ano lectivo serão aqui colocados excertos dos trabalhos realizados pelos alunos no sentido de dar a conhecer o património existente em S. Tomé e Príncipe, mas também, visando o objectivo de promover turisticamente este belíssimo arquipélago. Pretende-se ainda, promover uma cidadania activa, no que diz respeito à preservação e manutenção do Património existente.

Esperamos que encontre aqui razões suficientes para visitar a nossa casa e para todos os que já aqui vivem, esperamos que consigamos o objectivo de espalhar a mensagem de que é preciso preservar a nossa história a fim de legar às gerações futuras uma herança digna de ser respeitada e apreciada.

marta

marques

gomes

historia do patrimonio

quarta-feira, 5 de março de 2008

INSTRUMENTOS MUSICAIS – PÉROLA PRECIOSA

Instrumentos musicais – Pérola Preciosa, é o tema de um árduo, mas estimável trabalho realizado por um grupo de alunos do 12º ano dos Cursos profissionalmente Qualificante – vertente Humanísticas da área do Turismo.

Este visa dar-vos a conhecer a preciosidade e valor de um dos elementos histórico-cultural são-tomense. É esta preciosidade que nos levou a usar a metáfora da pérola um comparação aos instrumentos musicais de São Tomé e Príncipe.

Queremos desfrutar a felicidade de compartilhar com vocês este tesouro. Neste sentido abordaremos aspectos relacionados com a sua origem, sua diversidade, seu valor patrimonial e também o parecer da população a respeito desse assunto. Desta feita esperamos que este trabalho funcione como veículo de transmissão e consolidação de conhecimentos.

Podemos afirmar que ao longo do percurso humano, ou seja, desde o aparecimento do homem até aos nossos dias, a música tem sido um marco, isto é, tem constituído um indispensável elemento de identificação e diferenciação entre povos, raças e culturas, entretanto, a música torna-se um elemento neutro quando não se faz menção ao que lhe dá sustentabilidade – Instrumentos musicais. Mas o que de facto são os instrumentos musicais? Todos os objectos criados exclusivamente para produzir sons musicais agradáveis ao ouvido são denominados instrumentos musicais. Embora qualquer objecto possa ser utilizado a fim de produzir um som, não podemos designá-lo de instrumento musical uma vez que não foi criado com este objectivo.

Diferente de qualquer outro objecto; com um instrumento musical podemos definir, controlar com precisão as características do timbre, a altura que pode ser grave, média e aguda, a duração e por fim a intensidade do som produzido.

Podemos encontrar uma multiplicidade de instrumentos musicais e os mesmos diferenciam-se no tamanho, na forma, no tipo de material utilizado para a sua construção, o tipo de som produzido e a cultura em que se insere.

Em cada cultura a maneira como se criam os instrumentos musicais varia. S. Tomé e Príncipe, manifesta-se culturalmente através das suas músicas, danças, artes e através dos seus instrumentos, nomeadamente: tambores, flauta, chocalho, viola, canzá, guipá, sino, reco-reco. Segundo os entrevistados, os instrumentos chegaram à ilha no período colonial com a vinda dos escravos oriundos de Angola, Moçambique, Cabo-Verde e Guiné-Bissau. Estes instrumentos sofreram algumas transformações, mais concretamente ao nível da utilização dos materiais de construção, devido às dificuldades com que o povo são-tomense se tem deparado em encontrar materiais próprios para a maior produção dos mesmos; preservando a sua estrutura original e garantindo a sua qualidade.

Abordaremos, mais detalhadamente, aspectos relacionados com a maneira em que são feitos os diferentes instrumentos tradicionais são-tomenses.

Quando olhamos para a terra e o que nela existe, verificamos que tudo é muito complexo, desde os elementos mais microscópicos até os extraordinariamente grandes, queremos com isto dizer que existe uma multiplicidade de elementos naturais, mas cada um com seu tamanho, sua forma e importância.

Os instrumentos musicais como objectos provenientes da natureza transformados pelos homens não fogem de forma alguma a esta regra.

Desta feita, prestem mais, do que a costumeira atenção, aos vários tipos de instrumentos musicais de S. Tomé e Príncipe. De entre estes instrumentos podemos citar alguns como:

Tambor: é um instrumento musical feito de madeira com base larga em tronco cavado de forma circular coberto com pele de boi (seca), no entanto, a carência muitas vezes da pele de boi leva ao uso da pele de cabra (seca). E também muitas vezes utiliza-se um pau de madeira coberto com pano a fim de produzir som sobre a pele. Existem tambores de diferentes tamanhos, cada um possui o seu nome dado pela língua tradicional.

Léplica” é o tambor de menor dimensão que produz um som agudo.

Zás, Zambumba, Wembe ou Bombo” é o tambor de maior dimensão, produz um som grave, a sua pele em vez de amarrada é pregada.

Muçumba ou Puíta” é um tambor esburacado onde a mão é flexionada com um pau de bambo que está no seu interior.

clip_image002

Tabaque” é um tambor médio, semelhante ao bombo, cujo a pele é amarrada em vez de pregada.

clip_image002[5]

Buzina: é um instrumento de sopro feito com chifre de boi.

clip_image002[14]

Viola: feita de madeira coberta com platéxe e também composta por quatro fios (mi, si, sol e ré) que tem como sonância grave e agudo.

Chocalho ou Banza: é um instrumento feito de andala trançada em formato de um cestinho, sendo a base coberta de cabaça, no seu interior existe uma série de “bagos de salaconta” que permite produzir o som.

Kanza ou reco-reco: é um instrumento de fricção feito de bança de palmeira.

Coneta de pô mamon: (Corneta de pau de mamão), um instrumento de sopro, feito de um ramo de mamoeiro. Emite um som semelhante à trombeta.

Nguipá: uma canoa em miniatura. Cava-se um tronco de madeira e cobre-se pela metade.

Ferrinho: instrumento constituído por um chapa de zinco e dois ferros que não ultrapassa 25 cm.

clip_image002[16]

Nas entrevistas realizadas à população, principalmente à mais jovem, levou-nos a concluir que pouco ou nada sabem acerca da origem dos instrumentos tradicionais de S. Tomé. Isto deve-se primeiramente ao facto da falta de informações ou documentos que dêem explicações exactas e concretas sobre esse assunto; por outro lado a difícil situação com que se confrontam leva ao seu desinteresse a respeito dos instrumentos.

«a vida está difícil, há coisas mais importantes para se preocupar».

Apesar disso, afirmam que os instrumentos são instrumentos valiosos e importantes uma vez que fazem parte da nossa cultura. Entretanto, não basta simplesmente dizer a sua importância, mas acima de tudo é necessário demonstrar por meios de acções esta preciosidade. Infelizmente isso não se verifica, pois muitos dizem que preferem as músicas e os instrumentos musicais estrangeiros, porque os governantes não dão o devido valor, não apoiam nem incentivam os grupos culturais, caso este que levou ao desaparecimento de alguns deles.

Entende-se por património todos os conjuntos de bens inigualáveis de carácter material ou imaterial, móvel ou imóvel já existente ou criado pelo homem; bens de grande significado e interesse, devendo estes serem preservados de forma a garantir a sua existência de geração em geração uma vez que constituem o B.I (Bilhete de Identidade) de um determinado povo.

Todos os instrumentos musicais anteriormente mencionados identificam os são-tomenses a nível histórico-cultural, uma vez que são utilizados nas diversas manifestações culturais, a saber: Ússua, Puíta, Tchiloli, D’jambi, Socopé, Bulauwê e Danço-congo.

De facto, os instrumentos dão uma identidade única e incomparável aos são-tomenses em relação a qualquer outro povo. Sendo assim, qual deve ser a nossa atitude em relação a esse elemento patrimonial? Raciocine! Quando alguém levanta uma acusação falsa a respeito de nós, não nos defendemos e procuramos a todo custo “com unhas e dentes” limpar o vitupério que foi levantado sobre nós? Evidentemente que sim! Fazemos isso, porque prezamos a nossa identidade. Desta feita deve ser com esta atitude, zelo e determinação que todos nós devemos defender esta pequena, mas valiosa parte da nossa identidade – os instrumentos musicais.

Para isso, há a necessidade primordial de conhecer cabalmente cada instrumento e a sua importância, em seguida valorizar (gostar, amar) participando quer directa ou indirectamente nas acções culturais em que são tocados esses instrumentos, independentemente da acção do Estado.

Acabamos de analisar os instrumentos tradicionais são-tomenses e constatamos que a sua origem ou aparecimento não é exacta, uma vez que não há documentos que comprovam essa existência, apesar disso estamos certos de que cada um desses são elementos preciosos da nossa identidade constitui o nosso património histórico-cultural, um património que acarreta em nós a necessidade de valorização e preservação, facto este que nos levou a compará-los desde o início do trabalho, a uma pérola preciosa.

clip_image002[18]

Desta feita terminamos, este trabalho, convictas de ter conseguido alcançar os objectivos pretendidos – consolidar conhecimentos.

Não será preciso dizer que estamos à espera da sua contribuição. Um breve comentário, sugestões ou correcções. Estamos à espera. Obrigada.

Sebela, Adjamila e Sara

12ªB

1 comentário:

ziza disse...

Muito interessante, boa oferta de conteúdo para pesquisas!!!